
O que sua empresa está fazendo para se manter segura? Quais ferramentas e metodologias são usadas para fazer isso? Eles são eficazes e atendem às suas necessidades?
O teste de penetração é um dos principais testes de segurança utilizados para garantir a confiabilidade dos ativos de uma empresa. Porém, acompanhar o cenário atual, cada vez mais complexo e frenético, exige muita agilidade dos profissionais de segurança. Ou seja, garantir a segurança de uma instituição torna-se um desafio cada vez maior.
E os modelos mais tradicionais podem ser muito rígidos e burocráticos para atender a essa necessidade, atrasando a execução dos testes e deixando a organização exposta a ataques cibernéticos por mais tempo.
Foi pensando em tudo isso que a Vantico decidiu romper com a tradição e adotar a metodologia pentest-as-a-service (PTaaS), tornando-se a primeira empresa brasileira neste segmento.
Saiba mais sobre esse modelo abaixo e como ele ajuda as empresas a otimizar o pentesting.
O que é pentest como serviço?
Como o nome sugere, pentest-as-a-service representa o pentesting na forma de serviço, geralmente oferecido de forma recorrente e com software próprio para realizá-lo, além de outras plataformas de software como serviço (SaaS).
Além de o SaaS já ser uma tendência de mercado há algum tempo, ele também está se expandindo cada vez mais para o mercado de segurança. O Gartner, por exemplo, acompanha o PTaaS há algum tempo (veja o quadrante abaixo).

O Pentest-as-a-service se destaca dos demais porque, por meio de metodologia própria, oferece alguns benefícios que normalmente não são encontrados em formatos mais tradicionais. Isso permite que a empresa otimize tempo e recursos e permaneça ainda mais segura.
Conheça Vantico
A Vantico é uma empresa que promove a democratização da segurança cibernética, através de serviços de qualidade e eficientes.
Com nossa metodologia de trabalho, nossos clientes podem solicitar novos exames a qualquer momento, podendo iniciar em até 48 horas, com acompanhamento em tempo real em nossa plataforma. Tudo isso é feito por uma grande comunidade de profissionais.
Os serviços de pentest como serviço da Vantico são baseados nesses três pilares.
- Agilidade
O PTaaS permite uma contratação fácil, sem burocracia ou reuniões demoradas. Por exemplo, ao solicitar um novo teste — que pode ser feito rapidamente dentro da nossa plataforma — ele pode começar em até 48 horas.
Além disso, como todo esse processo de contratação é feito de forma altamente automatizada, a execução dos testes também se torna mais rápida e fluida.
- Resultados em tempo real
Nossa plataforma, além de permitir que a empresa inicie novos testes a qualquer momento, também a aproxima do pentester responsável pelo projeto.
Isso porque, a partir do início do teste, são fornecidas atualizações em tempo real, além de abrir um canal de comunicação entre ambas as partes.
E não só transparência, mas essa funcionalidade também traz ainda mais agilidade. Afinal, à medida que os resultados forem publicados, a equipe de TI da empresa já poderá iniciar as correções necessárias e mitigar os riscos encontrados.
Todos estes relatórios estão também disponíveis para consulta sempre que necessário.
- Talento sob demanda
Quando pensamos em tecnologia e cibersegurança, sabemos que existem diferentes necessidades e especificidades — linguagens de programação, tipos de ativos, diferentes aplicações e técnicas, por exemplo.
Portanto, cada empresa e cada tipo de teste podem exigir um tipo diferente de profissional. É por isso que a Vantico possui uma comunidade de pentesters com as mais diversas qualificações: para que cada teste seja realizado pelo profissional mais adequado.
É preciso compreender verdadeiramente as transformações no cenário da segurança cibernética e as necessidades do mercado — ambas cada vez maiores. Somente fazendo isso a empresa poderá avançar no sentido de permanecer protegida.
fonte: https://www.cisoadvisor.com.br/
