O Farol do Desenvolvimento da Paraíba, iniciativa de articulação estratégica entre o setor produtivo, a sociedade civil e o poder público, empossará sua nova diretoria executiva e conselhos no próximo dia 25/09 (quinta-feira). A gestão 2025-2027 será liderada pelo presidente José Carneiro (Zé Carneiro) e pela vice-presidente Erika Marques, contando também com uma equipe de líderes de diversos setores do estado.
A solenidade de posse, marcada para as 19h na Maison Blu’nelle, representa o início de um novo ciclo para a entidade, formada para fortalecer o desenvolvimento sustentável e parcerias estratégicas para o estado. A nova diretoria do Farol é formada por nomes de destaque do setor produtivo, acadêmico e social da Paraíba, refletindo o caráter plural e colaborativo da instituição.
Além do presidente Zé Carneiro e da vice-presidente Erika Marques, a diretoria é composta por: Iane Samilli Abrantes Ferreira Holmes (Diretora Administrativa); Felipe Oscar Coelho (Diretor Financeiro); Diego Antônio de Oliveira Araújo (Diretor Financeiro Adjunto); Rafael Targino (Diretor de Eventos); e Josuel Gomes da Silva (Diretor de Marketing). O Conselho Fiscal é formado por: Rayner Holmes Borba, Henrique, Celso Mangueira, Queila Bernardi, Washington Lacerda, Wagner Breckenfeld.
Articulação
“A diretoria anterior, que teve como presidente e fundador, Chico Nunes, foi responsável por ‘tirar o Farol do papel’, criando as bases para uma atuação influente, que incluiu a elaboração de uma Agenda de Desenvolvimento entregue a candidatos ao governo, reuniões com as bancadas estadual e federal, ministros, poder público municipal e a promoção de debates sobre projetos importantes para o estado. Agora, temos a missão de continuar”, declarou o novo presidente Zé Carneiro.
Ele também integrou a primeira diretoria e afirmou que “a força do Farol está na qualidade e na representatividade de seus membros. Nossa missão, como um grupo coeso, é consolidar a entidade e nos apresentar, ainda mais, ao poder público como um forte contribuidor de soluções”. Carneiro ressaltou que a gestão anterior definiu 10 pilares fundamentais que servirão como norte para todas as discussões. O foco da nova diretoria será trabalhar de forma integrada para apresentar soluções concretas em áreas prioritárias.
Outros feitos importantes do Farol do Desenvolvimento, até então, foram a missão técnica à cidade de Maringá, no Paraná, que teve como principal objetivo promover a troca de experiências nas áreas de planejamento urbano e turismo; e a audiência com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que teve na pauta a implantação de um Porto Seco, entre a Paraíba e Pernambuco, além de melhorias no funcionamento da Transposição do Rio São Francisco.
“O Farol já se tornou referência como plataforma de articulação e planejamento estratégico. Assumir a vice-presidência ao lado de um time tão qualificado é uma oportunidade de ampliar essas conquistas, fortalecendo ainda mais esse espaço de participação e transformação”, destacou a nova vice-presidente, Erika Marques.
Medalha Celso Furtado
Quatro dias após a posse da nova diretoria, a relevância do trabalho do Farol receberá reconhecimento formal. No dia 29/09, a entidade será agraciada com a Medalha Celso Furtado, outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALEPB), em sessão solene proposta pelo Deputado Eduardo Carneiro.
A cerimônia de outorga da medalha, que reconhece os “relevantes serviços prestados à sociedade paraibana” pelo Farol, será às 14h30 no Plenário Deputado José Mariz da ALPB. O evento simboliza o reconhecimento do Legislativo estadual ao trabalho desenvolvido pela instituição, reforçando sua credibilidade e o peso de sua voz no debate sobre o desenvolvimento paraibano.
Sobre o Farol do Desenvolvimento da Paraíba
O Farol do Desenvolvimento é uma entidade da sociedade civil organizada que atua como um grupo estratégico de diálogo e construção coletiva. Sua missão é promover a integração entre o setor produtivo privado, a academia, a sociedade civil e os gestores públicos, transformando ideias em ações concretas para impulsionar o crescimento sustentável e competitivo da Paraíba.
