O Governo da Paraíba celebra mais uma conquista internacional: 18 estudantes intercambistas do Programa Paraíba sem Fronteiras concluíram com êxito seus cursos no Reino Unido. A cerimônia de formatura aconteceu na Warwickshire College and University Centre, onde os alunos receberam seus diplomas em quatro áreas: ‘Pedagogia’, ‘Administração e Gestão’, ‘Tecnologia Agrícola (Agri-Tech)’ e ‘Cibersegurança’.
O programa, que oferece mobilidade acadêmica a estudantes de universidades da Paraíba, é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), e tem se destacado por abrir caminhos para a cooperação entre instituições locais, como Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e universidades internacionais.
Durante um semestre acadêmico, os estudantes paraibanos se dedicaram aos estudos na Faculdade e Centro Universitário de Warwickshire (Warwickshire College and University Centre), referência no Reino Unido, e adquiriram conhecimentos fundamentais para suas futuras carreiras.
Os cursos incluíram desde as práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento infantil até a utilização de tecnologias avançadas no setor agrícola e a proteção de dados e sistemas em um mundo cada vez mais digital.
No curso de Early Years Development and Education (Pedagogia), os alunos aprenderam sobre o crescimento e a educação de crianças pequenas, preparando-se para atuar em escolas e creches. O curso ‘Business and Management’ (Administração e Gestão) ofereceu uma sólida base de conhecimentos em administração, estratégias empresariais e liderança.
Já o curso de Tecnologia Agrícola (Agri-Tech) abordou inovações tecnológicas que estão revolucionando o setor agrícola, enquanto Cybersecurity (Cibersegurança), preparou os estudantes para enfrentar os desafios de proteger sistemas e dados contra ameaças digitais.
A certificação dos estudantes foi acompanhada pela equipe do Programa Paraíba Sem Fronteiras que está em missão técnica internacional no país, para avaliar o impacto da iniciativa e identificar áreas de melhoria para futuras edições.
Missão Técnica e Avaliação de Resultados
Durante a missão, a equipe conversou diretamente com estudantes, professores e gestores das instituições britânicas, analisando os processos acadêmicos e pedagógicos.
Para a assessora técnica da Secties, Taisa Dantas, esse momento é a oportunidade de presenciar, in loco, como foi realizado o processo de mobilidade acadêmica. “Essa missão que realizamos, culminando na formatura dos estudantes, nos permite observar de perto o desenvolvimento do programa e identificar tanto áreas de expansão quanto pontos que exigem aperfeiçoamento. Essa proximidade nos capacita a desenhar edições futuras ainda mais exitosas em 2025, alinhadas às necessidades dos participantes e às políticas públicas promovidas pelo o Governo do Estado”, destacou.
A Secties tem avançado para alcançar o ensino superior dentro desse contexto de internacionalização. Uma conquista significativa, pois fortalece o diálogo direto entre as instituições paraibanas de ensino superior e instituições de referência no exterior. “Nosso papel enquanto Secties é ser esse elo, fortalecendo as conexões entre pesquisa, ensino e extensão, especialmente no âmbito da cooperação internacional. O programa Paraíba Sem Fronteiras é um diferencial importante nesse esforço, permitindo a interação de nossas universidades com outras ao redor do mundo”, ressaltou Taísa.
Os estudantes expressaram entusiasmo, ansiosos para aplicar os conhecimentos adquiridos em suas respectivas áreas de atuação. “Essa experiência internacional foi transformadora, o sentimento é de gratidão. Sempre tive esse sonho desde pequeno e, para mim, está sendo surreal, mesmo já tendo vivido grande parte da experiência. Então, no momento, eu tenho muito a agradecer”, contou o estudante de Farmácia da UFPB, Wellington Cipriano.
Samuel Marques cursa Relações Internacionais na UFPB e destaca o impacto do intercâmbio na vida dele. “É muito emocionante estar aqui na Inglaterra, porque é um sonho desde muito cedo. Ninguém da minha família jamais havia saído do país, e eu sou a primeira geração da minha família a estudar em uma universidade federal. Isso é muito gratificante”, falou.
João Pedro Guedes reconhece o esforço da família e o apoio do Governo da Paraíba nos estudos. “Aqui está sendo muito bom. O dia a dia, as aulas, os alunos são muito prestativos e amigáveis. Era um objetivo meu viajar para fora e estudar, tanto porque meu irmão já tinha feito isso e eu o tenho como exemplo para minha vida, tanto profissional quanto pessoal. Meus pais sempre me colocaram no topo, sempre fizeram de tudo para eu estar lá em cima. Eu vejo isso aqui como uma conquista não só minha, mas nossa. Fico muito feliz por estar tendo essa oportunidade de mostrar para eles que consegui isso com minhas próprias forças. Graças a Deus, eles não estão precisando disponibilizar nada para mim aqui. O governo da Paraíba e a Secties conseguiram disponibilizar uma bolsa muito boa para a gente”, disse.
Internacionalização e Fortalecimento das Conexões
Além de acompanhar a certificação dos estudantes, a equipe técnica visitou laboratórios, centros de pesquisa e outros espaços acadêmicos no Reino Unido, em parceria com o Education Together UK. A missão também contemplou visitas a museus e outros espaços voltados à disseminação científica, com foco no Complexo Científico do Sertão, desenvolvido pela Secties para descentralizar políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação dos centros de ciências e museus científicos e levá-las à região do Sertão da Paraíba.
Os locais visitados foram:
Science Museum
Um espaço dedicado à inovação científica, onde as descobertas tecnológicas moldam o futuro da ciência e da sociedade, oferecendo exposições interativas e educativas;
Natural History Museum
Museu de renome mundial, com coleções que exploram a evolução da vida na Terra, desde os dinossauros até as questões ambientais contemporâneas;
British Museum
Museu que é referência internacional por sua vasta coleção que narra a história da Humanidade;
Grant Museum of Zoology
Vinculado à University College London (UCL), este museu usa a Tecnologia e a Inovação para destacar a biodiversidade da vida animal ao longo do tempo;
Royal Observatory Greenwich
O berço do Meridiano de Greenwich, este é um observatório que registra a história da navegação e grandes avanços da Humanidade a partir disso;
NPTC Group of Colleges (Neath, País de Gales)
É um grupo de faculdades situadas no País de Gales, oferecendo uma variedade de cursos acadêmicos e profissionais, incluindo áreas como esporte, serviços públicos e outras disciplinas técnicas;
City of Glasgow College (Glasgow, Escócia)
É uma das maiores faculdades de educação superior da Escócia, localizada em Glasgow. A instituição oferece uma ampla gama de cursos, especialmente nas áreas de inovação, pesquisa e tecnologia.
O Programa Paraíba Sem Fronteiras segue como uma importante iniciativa de intercâmbio educacional, preparando jovens de universidades da Paraíba para os desafios do cenário internacional, com foco no desenvolvimento profissional e na troca de culturas e experiências.