
A Plataforma de Criptomoedas Bybit anunciou na sexta-feira que “um ataque sofisticado” levou ao roubo do Ethereum (ETH) de uma das carteiras offline da empresa.
O presidente-executivo e cofundador da Bybit, Ben Zhou, disse em uma transmissão ao vivo que os hackers roubaram cerca de 401.346 ETH, que no momento do roubo equivale a cerca de US$ 1,4 bilhão.
Tanto a empresa de segurança cripto Elliptic, quanto o pesquisador de segurança cripto ZachXBT, o valor total do ETH roubado valem cerca de US $ 1,4 bilhão, tornando este o maior roubo de cripto conhecido na história. As maiores violações de criptomoedas anteriores foram os hacks contra a Ronin Network e a Poly Network, que resultaram na perda de US $ 624 milhões e US $ 611 milhões, respectivamente, de acordo com dados coletados pela Rekt, um site que rastreia as violações da web3 e cripto.
“Na verdade, pode até ser o maior roubo de todos os tempos”, disse Tom Robinson, cofundador e cientista-chefe da Elliptic, referindo-se a qualquer tipo de roubo, não apenas violações de dados.
Antes da violação da Bybit, a retirada de cerca de US $ 1 bilhão do Banco Central do Iraque é considerada o maior assalto a banco de todos os tempos, de acordo com o site de notícias financeiras World Finance.
Zhou escreveu no X que o hacker “assumiu o controle” de uma das carteiras frias da empresa, referindo-se a uma carteira digital que armazena criptomoedas, mas em teoria não está conectada à internet e transferiu fundos para uma carteira “quente”, que está online.
Quando entrou em contato para comentar, o porta-voz da Bybit, Tony Au, se referiu aos posts públicos de Zhou. Em um post, Zhou escreveu que a empresa é “solvente” e “pode cobrir a perda”, mesmo que não consiga recuperar os fundos roubados.
A Bybit, com sede em Dubai, Emirados Árabes Unidos, tinha um total estimado de ativos de US $ 16 bilhões na semana passada, de acordo com a CoinMarketCap.
Para colocar as coisas em perspectiva, em toda a década de 2024, a quantidade total de cripto roubada por hackers foi de cerca de US $ 2,2 bilhões, de acordo com a empresa de rastreamento blockchain Chainalysis. E, em 2023, era de cerca de US $ 2 bilhões, de acordo com várias estimativas.
fonte: Techcrunch.com
