Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok
    SantoTechSantoTech
    PODCAST
    • Início
      • Notícias
    • Colunistas
    • Editais
    • Startups
    • Eventos
    • Dicas
    • Vagas e jobs
    SantoTechSantoTech
    Home»Destaques»Paraíba conquista 1º lugar em inovação no Nordeste e 11ª posição geral no Brasil, com políticas que priorizam ciência, pesquisa e startups.

    Paraíba conquista 1º lugar em inovação no Nordeste e 11ª posição geral no Brasil, com políticas que priorizam ciência, pesquisa e startups.

    Estado mantém liderança regional pelo 2º ano consecutivo, alcança 5º lugar em inovação no Brasil e investe mais de R$ 700 milhões em ciência e tecnologia
    Destaques 27/08/2025Redação SantotechPor Redação Santotech4 minutos de leitura
    Imagem Mostra a Paraíba como referencia no nordeste em competitividade
    imagem: Divulgação SECTIES
    ads

    A Paraíba confirmou seu protagonismo no cenário nacional ao garantir, pelo segundo ano consecutivo, o título de estado mais competitivo do Nordeste, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento coloca o estado em 1º lugar em inovação no Nordeste, 5º lugar no Brasil e 11ª posição no ranking geral.

    Investimentos estratégicos impulsionam resultados

    De 2019 até agora, a Paraíba destinou mais de R$ 700 milhões em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties).

    Entre os projetos de maior destaque estão a construção do Radiotelescópio BINGO, de alcance internacional, e programas de qualificação tecnológica, que ampliam oportunidades acadêmicas e fortalecem a base científica e empreendedora do estado.

    Inovação é o motor da competitividade

    De acordo com o secretário da Secties, Claudio Furtado, o avanço é resultado do compromisso do governo em priorizar investimentos em ciência e inovação, mesmo em um período em que a pauta não era prioridade nacional.

    “Saímos de um período difícil em que a ciência não era prioridade em nível federal, mas, por outro lado, a Paraíba seguiu investindo de forma consistente em pesquisa, tecnologia e inovação. Com o passar dos anos, esse compromisso agora está trazendo resultados concretos”, destacou.

    Nos indicadores de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a Paraíba atingiu o 1º lugar no Nordeste e o 2º lugar no Brasil, consolidando sua posição como referência nacional.

    O resultado paraibano foi repercutido pela imprensa nacional. O jornal Estadão destacou que a Paraíba obteve a melhor colocação do Nordeste no ranking geral, reforçando a importância dos investimentos públicos em inovação e ciência.

    Além disso, o estado ampliou sua presença internacional com programas como o Paraíba Sem Fronteiras, que estabelece parcerias acadêmicas e científicas com países como China, Alemanha, Itália, França e Reino Unido.

    Apoio ao empreendedorismo e às startups

    A Paraíba também se destaca no apoio ao empreendedorismo tecnológico. Em João Pessoa, o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação está em fase final de construção.

    Atualmente, 36 startups participam de programas de incubação presenciais e virtuais, enquanto 50 projetos de empreendedorismo oriundos de favelas receberam apoio financeiro e mentorias através do programa Empreendedorismo e Inovação nas Favelas.

    Ciência e pesquisa de ponta

    O estado também investe em pesquisa científica avançada. O Complexo Científico do Sertão, na chamada Cidade da Astronomia, em Carrapateira, abrigará o museu, observatório e planetário associados ao Radiotelescópio BINGO. O espaço será um polo de descobertas sobre a origem do universo, além de se integrar a iniciativas como o Vale dos Dinossauros, em Sousa, e centros de pesquisa em Cajazeiras e Aguiar.

    Para monitorar a aplicação dos recursos, foi criado o Sistema de Indicadores de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SIDTec), desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Recentemente, o sistema divulgou que a Paraíba registrou, entre os anos de 2019 e 2022, uma média de 44,34 titulações em programas de mestrado e doutorado, número superior às médias do Brasil (33,42) e do Nordeste (22,98). Além disso, o Estado também apresentou uma densidade superior de mestres e doutores, 2,48 titulados por 100 mil habitantes, frente à média nacional de 1,77 e à regional de 1,36.

    O Ranking de Competitividade dos Estados

    O Ranking de Competitividade dos Estados avalia as 27 unidades da federação a partir de 100 indicadores, reunidos em dez pilares temáticos: infraestrutura, sustentabilidade social e ambiental, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e inovação. A iniciativa busca orientar gestores públicos na melhoria da competitividade e da gestão estadual, além de servir como referência para o setor privado em decisões de investimento.

    Elaborado a partir de estudos acadêmicos e de experiências nacionais e internacionais, o ranking oferece uma visão comparativa entre os Estados, permitindo identificar pontos fortes e fragilidades em diferentes áreas estratégicas. Dessa forma, torna-se uma ferramenta prática tanto para o monitoramento de políticas públicas quanto para a atração de novos negócios.

    FONTE: SECTIES

    Link para o canal de noticias no whatsappp

    Bingo Competitividade Inovacao nordeste paraiba secties startups tecnologia
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email Telegram WhatsApp Copiar link
    Redação Santotech
    • Website

    ads

    Notícias relacionadas

    21/10/2025

    Jantar com RH no Bessa Grill une gastronomia e networking corporativo

    21/10/2025

    INAITEC conecta startups de Santa Catarina a novos mercados durante missão internacional em Dubai

    21/10/2025

    Estudo mostra que 70% das empresas preveem alto impacto de ataques com deepfake

    Siga nas redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • TikTok
    gobeejobs banner 300x250
    Em Destaque

    Jantar com RH no Bessa Grill une gastronomia e networking corporativo

    INAITEC conecta startups de Santa Catarina a novos mercados durante missão internacional em Dubai

    Estudo mostra que 70% das empresas preveem alto impacto de ataques com deepfake

    Paraíba sedia etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, em 2026

    Sobre nós
    Sobre nós

    Somos um portal de tecnologia desenvolvido com o propósito de mostrar a nossa tecnologia para
    Nosso estado, região, pais e Mundo.

    Fale Conosco: [email protected]
    Redação: +55 83 987931523

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok
    Últimas Noticias

    Jantar com RH no Bessa Grill une gastronomia e networking corporativo

    INAITEC conecta startups de Santa Catarina a novos mercados durante missão internacional em Dubai

    Estudo mostra que 70% das empresas preveem alto impacto de ataques com deepfake

    coloque sua marca aqui 300x250
    © 2025 Santo Tech. por NIBWOZ.
    • Início
    • Colunistas
    • Editais
    • Startups
    • Eventos
    • Dicas
    • Vagas e jobs

    Digite o que busca acima e tecle Enter para procurar ou tecle Esc para cancelar.