
A Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) abriram, nesta quarta-feira (13), inscrições para selecionar 250 startups brasileiras que integrarão a delegação nacional no Web Summit Lisboa, um dos maiores e mais influentes eventos de tecnologia e inovação do mundo. As inscrições vão até o dia 25 de agosto.
O Web Summit Lisboa vai ocorrer de 10 a 13 de novembro na capital portuguesa. A iniciativa de levar uma delegação recorde ao evento visa promover a internacionalização, networking estratégico e o acesso a investidores globais. Lá, a startup que sonha em conquistar o mundo poderá encontrar inspiração, conhecimento e conexões que podem acelerar seu crescimento e abrir portas para novos mercados.
Participar de um evento como o Web Summit Lisboa é uma oportunidade transformadora para qualquer startup – esteja ela no início da jornada ou já trilhando caminhos mais consolidados. É a chance de mergulhar no epicentro global da inovação, conhecer tendências que moldam o futuro, se conectar com investidores e parceiros estratégicos, e trocar experiências com empreendedores do mundo inteiro. Tudo isso com o nosso apoio, nossa expertise, e a do nosso parceiro Sebrae.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
“Participar de um evento como o Web Summit Lisboa é uma oportunidade transformadora para qualquer startup – esteja ela no início da jornada ou já trilhando caminhos mais consolidados”, comenta o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. “É a chance de mergulhar no epicentro global da inovação, conhecer tendências que moldam o futuro, se conectar com investidores e parceiros estratégicos, e trocar experiências com empreendedores do mundo inteiro. Tudo isso com o nosso apoio, nossa expertise, e a do nosso parceiro Sebrae”, completa.
Um exemplo concreto do impacto dessa experiência é a startup Indulge Me, de Brasília – DF, focada em gamificação do turismo e da cultura. A empresa participou do Web Summit 2024 e de outros eventos internacionais com o apoio da ApexBrasil. Segundo o CEO da empresa, Leonardo Braga, a presença em eventos como esse é capaz de acelerar anos de networking em poucos dias. “O WebSummit foi uma experiência transformadora, e o apoio da Apex foi essencial para que ela gerasse resultados concretos”, afirma Leonardo. “Lá, tive a oportunidade de me reunir com gestores de grandes eventos em Lisboa, Funchal e com gestores de turismo de Cascais, o que me permitiu alinhar projetos que conectam tecnologia, gamificação e turismo de forma inovadora. Essas conexões não só ampliaram a rede de contatos internacionais da Indulge Me, mas também geraram oportunidades reais de colaboração que estamos desenvolvendo atualmente”, conta o CEO da startup que pretende se inscrever para mais uma vez compor a delegação brasileira no evento.
Desde 2018, a participação da ApexBrasil no evento vem crescendo com importantes saltos na quantidade e na qualidade das empresas apoiadas. No ano passado, a Agência apoiou a ida de 226 startups e empresas inovadoras. Desta vez, a expectativa é levar 250.
“O Web Summit Lisboa é mais do que um evento de tecnologia: é uma vitrine global para startups brasileiras que querem expandir seus negócios, criar parcerias estratégicas e conquistar novos mercados”, completa a gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso.
No ano passado, o Web Summit Lisboa reuniu mais de 71 mil pessoas de 153 países e contou com a presença de mais de 3 mil startups, sendo a delegação brasileira a segunda maior, juntamente com a Alemanha.
Critérios de seleção
Até o dia 25 de agosto, empresas inovadoras interessadas em compor a delegação brasileira do Web Summit Lisboa 2025 com o apoio da ApexBrasil e do Sebrae poderão se inscrever em duas categorias:
Ambientes de Inovação – serão selecionados 10 ambientes de inovação do Brasil que, por sua vez, indicarão 5 startups de base tecnológica com soluções escaláveis e prontas para comercialização;
Startups – serão escolhidas até 100 startups brasileiras aceitas pelo programa do Web Summit (categorias Alpha, Beta e Growth, com taxas proporcionais).
Confira os critérios de seleção de cada categoria:
Ambientes de Inovação
Startups
Brasil inovador
O Brasil vive um momento vibrante no cenário de tecnologia e inovação, com soluções criativas, escaláveis e de alto impacto que despertam interesse crescente no mercado internacional. Atualmente, o país ocupa a 50ª posição no Índice Global de Inovação (IGI), elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em um ranking com 133 países, sendo o líder na América Latina e Caribe.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a inovação tem papel estratégico para ampliar a inclusão e a geração de renda.
Os números da economia brasileira servem como base fundamental desses pequenos negócios, que são a grande alavanca da criação de emprego e renda. A inovação tem que pensar nos valores humanistas porque não podemos inovar o mundo com a tecnologia, com toda essa criatividade extraordinária que o país tem produzido, sem pensar que precisamos contribuir para ampliar a oportunidades por meio do empreendedorismo. Então, a inovação também tem que alcançar a inclusão social. Tenho convicção de que muitas experiências criativas também são para promover essa inclusão.
Décio Lima, presidente do Sebrae
SERVIÇO
Inscrições abertas para compor delegação brasileira de startups no Web Summit Lisboa 2025
Prazo: Até 25 de agosto de 2025
Links de inscrição:
Categoria Startups: ApexBrasil_WEB SUMMIT LISBOA 2025_ STARTUPS
Categoria Ambientes de Inovação: ApexBrasil_WEB SUMMIT LISBOA 2025_AMBIENTES DE INOVAÇÃO
Critérios:
Tema: Promoção Comercial — Expansão Internacional
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Não se aplica
FONTE: Comunicação ApexBrasil
