A Fundação Cargill lançou oficialmente a Chamada Semeia 2026, programa que busca identificar, fortalecer e apoiar projetos socioambientais e negócios de impacto promovidos por cooperativas, empresas e organizações da sociedade civil (OSC) com atuação em todo o país.
Segundo a Fundação, serão selecionadas até 15 iniciativas que receberão aportes financeiros entre R$ 100 mil e R$ 150 mil, com implementação prevista ao longo de até 12 meses em 2027. As propostas devem ser executadas em municípios listados no regulamento e terão prioridade nas cidades onde a Cargill tem operação.

As inscrições na Chamada Semeia 2026 são gratuitas e acontecem das 00h01 do dia 2 de fevereiro até às 21h00 do dia 2 de março de 2026 (horário de Brasília), por meio do formulário online disponível no site da Fundação Cargill.
O edital estabelece duas categorias de participação: projetos socioambientais, voltados a cooperativas e OSCs, e negócios de impacto, abertos também a empresas que desenvolvam soluções com foco em impacto socioambiental.
Para serem elegíveis, as iniciativas devem estar alinhadas à missão da Fundação Cargill de “promover a prosperidade das comunidades fortalecendo sistemas alimentares seguros, sustentáveis e acessíveis”, além de se enquadrarem em um ou mais eixos temáticos como alimentação e qualidade de vida, qualificação profissional e empreendedora, desenvolvimento local e pesquisa e inovação.
O processo de avaliação ocorrerá em quatro fases, incluindo análise de elegibilidade, análises complementares, solicitação de documentos e conversas de aproximação, e validação final do portfólio. As iniciativas selecionadas serão divulgadas entre setembro e novembro de 2026.
O edital 2026 reforça o compromisso da Fundação Cargill com a promoção da sustentabilidade, inclusão e desenvolvimento comunitário por meio de soluções que gerem impacto positivo e sejam replicáveis nas realidades locais.
FONTE: FUNDAÇÃO CARGILL

