
Você já parou para pensar que o seu cargo pode ser extinto ou simplesmente substituído pela inteligência artificial?
Até 2030, mais de 92 milhões de empregos podem ser extintos pela IA, segundo um estudo divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em janeiro de 2025 sobre o futuro do trabalho. Esse relatório, um dos mais relevantes do planeta, aponta para um cenário de transformação acelerada, impulsionado pela inovação e pelas mudanças constantes no mercado.
Mas não há motivo para pânico. Ao mesmo tempo em que empregos desaparecem, milhões de novas oportunidades serão criadas. No entanto, o grande desafio está na baixa similaridade entre as habilidades exigidas nos cargos que estão sendo extintos e nos que estão surgindo.
O que isso significa? Que quem estiver disposto a investir em capacitação e requalificação não será refém dessa transformação. Assim como aconteceu na Revolução Industrial e na criação da energia elétrica, estamos vivendo um ponto de virada na história do trabalho.
Os cargos que permanecerão – e a nova exigência de habilidades
Algumas profissões continuarão relevantes, como:
Gerente de Marketing
Coordenador de Finanças
Analista de Recursos Humanos
Entretanto, não basta ocupar uma dessas posições para garantir sua empregabilidade. O que mudará drasticamente são as competências exigidas para essas funções, devido à influência da IA.
As palavras de ordem no novo mercado de trabalho são:
Capacitação – dominar novas tecnologias e ferramentas.
Requalificação – adaptar-se rapidamente às exigências do futuro.
As habilidades essenciais para o profissional do futuro
Na análise das competências mais demandadas, há um ponto crucial: a relação entre tecnologia e habilidades humanas.
Habilidades tecnológicas → Compreensão e uso estratégico da IA.
Habilidades humanas → Inteligência emocional, liderança e empatia.
Líderes, em especial, terão um desafio duplo: lidar com novas tecnologias sem perder o fator humano na cultura da empresa.
Duas habilidades-chave para a nova era
1️⃣ Pensamento Crítico e Análise de Dados
O uso estratégico do Big Data será indispensável para interpretar informações sobre consumidores e tendências de mercado.
2️⃣ Gestão de Talentos e Empatia
A inteligência artificial não substitui a necessidade de criar conexões autênticas. O diferencial será liderar equipes com inteligência emocional e proporcionar experiências enriquecedoras para colaboradores e clientes.
O maior alerta do Fórum Econômico Mundial é claro: você precisa entender de IA para ser inovador e competitivo, mas também deve se destacar pelo que te faz genuinamente humano.
O papel da liderança na revolução da IA
Resiliência, flexibilidade e adaptação rápida às mudanças serão essenciais.
88% dos maiores empregadores do mundo estão investindo na requalificação dos funcionários para criar uma cultura de aprendizado contínuo.
O maior desafio dos líderes e do RH será integrar a IA para elevar a produtividade, sem perder a essência humana das organizações.
A cultura empresarial precisa ser ágil e inovadora, sem ser engolida pela burocracia ou pelo medo da tecnologia. O ideal é levar a IA para a jornada do colaborador de forma que facilite e potencialize o trabalho humano.
Resistir à IA apenas impedirá que você e sua empresa cheguem na frente e aproveitem as melhores oportunidades.
A liderança do futuro precisa de humildade para aprender e investir em mudança de mentalidade para oferecer os recursos de desenvolvimento de uma equipe humanizada.
O medo é a principal barreira para o desenvolvimento. Quem não agir agora perderá espaço para profissionais e empresas que já estão inovando.
Sim, a IA pode substituir e aprimorar muitas atividades. Mas ela nunca substituirá a essência humana.
A inteligência artificial precisa de nós. Quanto mais humanos formos – quanto maior a nossa interação interpessoal e a nossa inteligência emocional – mais indispensáveis nos tornaremos.
E agora? Qual é a sua estratégia para se manter relevante?
Se 88% dos maiores empregadores globais já decidiram que investir em requalificação é a melhor estratégia, o que você está fazendo para se adaptar?
Se deseja preparar a sua carreira e a empresa para essa transformação e garantir um time pronto para os desafios da IA, temos treinamentos especializados nas softs skills que podem impulsionar os seus resultados.
Entre em contato e leve sua equipe para o futuro antes da concorrência!
Instagram: @Fabianarrais
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/fabiana-arrais-707b9832/
Fonte: https://reports.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2025_Press_Release_PTBR.pdf