A empresa espacial Blue Origin, de Jeff Bezos, acaba de anunciar uma rede de internet via satélite chamada TeraWave, que será capaz de oferecer velocidades de dados de até 6Tbps e voltada para clientes corporativos, de data center e governamentais.
A constelação de TeraWave usará uma mistura de 5.280 satélites em órbita baixa da Terra e 128 em órbita média-Terra, e a Blue Origin planeja implantar os primeiros no final de 2027. Não está imediatamente claro quanto tempo a Blue Origin espera que leve para construir toda a rede.
Os satélites de órbita baixa da Terra que a Blue Origin está construindo usarão conectividade de RF e terão uma velocidade máxima de transferência de dados de 144 Gbps, enquanto a variedade de Terra média usará um link óptico que pode atingir a velocidade de 6Tbps muito maior. Como referência, o Starlink da SpaceX atualmente chega a 400 Mbps – embora planeje lançar satélites atualizados que oferecerão transferência de dados de 1 Gbps no futuro.
“O TeraWave adiciona uma camada baseada no espaço à sua infraestrutura de rede existente, fornecendo conectividade a locais inalcançáveis por métodos tradicionais”, diz o novo site da rede de satélites.
O anúncio da rede TeraWave ocorre apenas alguns meses depois que a outra empresa de Bezos, a Amazon, anunciou uma remarcação de sua própria rede de satélites voltada para os consumidores. Essa rede, chamada Leo, consistirá em cerca de 3.000 satélites em órbita baixa da Terra e oferece velocidades de banda larga mais tradicionais.
Em conjunto, essas duas redes poderiam fornecer uma concorrência mais robusta para a Starlink da SpaceX, que se tornou o principal provedor de internet via satélite com mais de 9 milhões de clientes. Atualmente, a Starlink vende sua conectividade para consumidores regulares, clientes comerciais (como companhias aéreas) e governos.
Dito isto, as duas redes da Amazon e Blue Origin são distintas.
“Identificamos uma necessidade não atendida com clientes que buscavam acesso à internet de nível empresarial com velocidades mais altas, velocidades de upload / download simétricas, mais redundância e escalabilidade rápida para suas redes. A TeraWave resolve esses problemas”, disse a Blue Origin em comunicado ao TechCrunch.
A Blue Origin passou anos em desenvolvimento em vários projetos e é mais conhecida pelas viagens curtas ao espaço que oferece em seu pequeno foguete New Shepard.
A empresa começou recentemente a emergir como um player espacial comercial multifacetado. Em 2025, a empresa lançou com sucesso seu mega-foguete, New Glenn, pela primeira vez e depois repetiu o feito meses depois. Ele também conseguiu o palco de reforço em apenas sua segunda tentativa, e lançou sua primeira carga comercial para a NASA.
A empresa planeja enviar um módulo de pouso robótico para a superfície da Lua este ano no terceiro lançamento de New Glenn. Agora, com a TeraWave, ele adicionará “fabricante e operador de satélite” à sua crescente lista de ofertas.
fonte: TECHCRUNCH


