
A Paraíba conquistou o 1º lugar em investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Nordeste e a vice-liderança nacional, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Comparado ao ano anterior, o estado subiu seis posições no cenário nacional e duas no regional, reforçando seu papel como referência em ciência, tecnologia e inovação.
Avanços nos indicadores de P&D e pesquisa científica
No ranking, a Paraíba alcançou 80,9 pontos em investimentos públicos em P&D, ocupando a vice-liderança no Brasil.
A pesquisa científica também teve destaque, com 67,4 pontos, o que colocou o estado na 6ª posição nacional e na 3ª colocação no Nordeste.
Esses resultados foram determinantes para o desempenho no pilar de inovação, responsável por levar a Paraíba à 11ª posição geral no Brasil e à liderança regional, com 69,3 pontos de média.
Políticas públicas que fortalecem a inovação
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, os avanços refletem uma estratégia consolidada.
“São diversas startups incubadas no Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, bolsas de mestrado e doutorado, programas de mobilidade acadêmica e investimentos em ciência e tecnologia no Complexo Científico do Sertão. A tendência é que esses números cresçam ainda mais, consolidando a Paraíba como referência nacional em inovação”, afirmou.
Critérios avaliados pelo ranking
Além dos investimentos em P&D e pesquisa, o ranking considera patentes registradas, estrutura de apoio à inovação, bolsas acadêmicas e empresas de alto crescimento.
O Ranking de Competitividade dos Estados avalia todas as 27 unidades da federação em 100 indicadores distribuídos em dez pilares, como: infraestrutura, sustentabilidade, segurança pública, educação, solidez fiscal, capital humano, potencial de mercado e inovação.
A ferramenta tem como objetivo apoiar gestores públicos e investidores privados na identificação de pontos fortes, fragilidades e oportunidades de desenvolvimento.
fonte: SECTIES
