A OpenAI lançou um novo produto para ajudar as empresas a navegar no mundo dos agentes de IA, com foco no gerenciamento de agentes como infraestrutura crítica para adoção de IA empresarial.
Na quinta-feira, a gigante de IA OpenAI anunciou o lançamento do OpenAI Frontier, uma plataforma de ponta a ponta projetada para empresas para construir e gerenciar agentes de IA. É uma plataforma aberta, o que significa que os usuários também podem gerenciar agentes construídos fora do OpenAI.
Os usuários da Frontier podem programar agentes de IA para se conectar a dados e aplicativos externos, o que lhes permite executar tarefas muito fora da plataforma OpenAI. Os usuários também podem limitar e gerenciar o que esses agentes têm acesso e o que podem fazer, é claro.

A OpenAI disse que a Frontier foi projetada para funcionar da mesma forma que as empresas gerenciam funcionários humanos. A Frontier oferece um processo de integração para agentes e um ciclo de feedback destinado a ajudá-los a melhorar ao longo do tempo da mesma forma que uma revisão pode ajudar um funcionário.
A OpenAI promoveu empresas, incluindo HP, Oracle, State Farm e Uber como clientes, mas a Frontier está atualmente disponível apenas para um número limitado de usuários com planos de ser lançados em geral nos próximos meses.
A empresa não divulgou detalhes de preços em uma coletiva de imprensa no início desta semana, de acordo com reportagens do The Verge. A OpenAI se recusou a comentar sobre preços.
Os produtos de gerenciamento de agentes se tornam uma participação de tabela desde que os agentes de IA ganharam destaque em 2024. A Salesforce tem indiscutivelmente o produto mais conhecido, o Agentforce, que a empresa lançou no outono de 2024. Outros têm seguido rapidamente. LangChain é um jogador notável no espaço que foi fundado em 2022 e levantou mais de US $ 150 milhões em capital de risco. CrewAI é um upstart menor que levantou mais de US $ 20 milhões em capital de risco.
Em dezembro, a empresa global de pesquisa e consultoria Gartner divulgou um relatório sobre esse tipo de software e chamou as plataformas de gerenciamento de agentes, tanto o “espaço imobiliário mais valioso em IA” quanto uma infraestrutura necessária para as empresas adotarem a IA.
Não é surpreendente que a OpenAI lance essa plataforma no início de 2026, já que a empresa deixou claro que a adoção de empresas é uma de suas principais áreas de foco para este ano. A empresa também anunciou dois acordos empresariais notáveis este ano com a ServiceNow e a Snowflake.
Ainda assim, se a OpenAI quiser ser um player significativo no espaço empresarial, oferecer um produto como o Frontier é um passo promissor.
FONTE: TECHCRUNCH

