A Robert Half, consultoria em soluções de talentos, acaba de divulgar seu Guia Salarial 2026. Em um cenário global que prioriza a eficiência e a inovação, o estudo revela que 44% das empresas brasileiras planejam expandir suas equipes de Tecnologia. As áreas funcionais com mais demanda de contratação: Segurança da Informação, Redes, Infraestrutura, Desenvolvimento de Software e Aplicações. Para a consultoria, as competências que garantem salários acima da média são:
- Segurança da Informação;
- Gestão de Riscos de TI;
- Desenvolvimento de Software e Aplicações;
- Inteligência de Mercado de Relatórios;
- CloudComputing;

A busca de especialista em inteligência artificial aparece nos “temporários” (engenheiro de IA).
Nesse contexto, em que lideram projetos de modernização de grande escala, salários e pacotes de benefícios atraentes tornam-se pontos centrais na atração e retenção de talentos.

De acordo com headhunters da Robert Half, a Inteligência Artificial vem gerando ganhos substanciais de produtividade para o mercado, e a postura dos trabalhadores precisa ser de busca constante por aprimoramento em relação às ferramentas disponíveis, entendendo como usá-las para melhorar o dia a dia e a capacidade analítica da área.
“Não se trata de a ferramenta substituir o trabalho, mas de saber aproveitá-la para aprimorar o que já se faz. Quem não se atualizar tecnicamente e comportamentalmente, acompanhando essa onda de inovação, corre o risco de ficar para trás”, diz Viviane Sampaio, gerente da Robert Half.
Em complemento, Elisa Jardim, também gerente da Robert Half, reforça que os perfis profissionais mudaram drasticamente, pois precisam ser cada vez mais estratégicos e menos operacionais.
“As empresas que estão se desenvolvendo e adotando a transformação digital exigem uma forte mudança comportamental, especialmente em comunicação e visão de negócio, o que é um desafio em todas as cadeiras. Além disso, para reter talentos raros, drivados pela inovação, é preciso oferecer não apenas salários altos, mas também projetos de ponta e parques tecnológicos atualizados”, orienta Elisa.
O Guia Salarial Robert Half 2026 apresenta faixas salariais para mais de 300 cargos em diversos setores da economia. Os três percentis de remuneração são definidos pela qualificação e experiência do(a) candidato(a), além da demanda de mercado para o perfil:
75º percentil: Corresponde a talentos com experiência superior à média, que possuem todas as habilidades exigidas pelo cargo, além de especializações e certificações.
25º percentil: Representa profissionais em início de carreira ou em desenvolvimento de habilidades relevantes.
50º percentil: Indica trabalhadores com a experiência e a maioria das habilidades necessárias para a função.
Fonte: CISO ADVISOR / Robert Half


