Os usuários do Claude agora poderão chamar aplicativos interativos dentro da interface do chatbot, graças a um novo recurso anunciado pelo Anthropic na segunda-feira.
De acordo com o foco corporativo da Anthropic, os aplicativos de lançamento são principalmente ferramentas do local de trabalho, incluindo Slack, Canva, Figma, Box e Clay, com uma implementação do Salesforce esperada em breve. Em cada caso, o aplicativo habilitará uma instância logada do serviço acessível a Claude, permitindo que os usuários enviem mensagens do Slack, gerem gráficos ou acessem arquivos em nuvem, dependendo de quais aplicativos foram ativados.
“Analisar dados, projetar conteúdo e gerenciar projetos funcionam melhor com uma interface visual dedicada”, disse Anthropic em um post no blog anunciando o recurso. “Combinado com a inteligência de Claude, você pode trabalhar e iterar mais rápido do que qualquer um poderia oferecer sozinho.”
O novo recurso está disponível para assinantes Pro, Max, Team e Enterprise, mas não usuários gratuitos. Usuários elegíveis podem ativar as ferramentas em claude.ai/directory.
O sistema é semelhante ao sistema de aplicativos da OpenAI, lançado em outubro e permite ferramentas interativas de terceiros. Ambos os sistemas de integrações de aplicativos são construídos no Model Context Protocol (MCP), um padrão aberto introduzido pelo Anthropic em 2024. O MCP lançou suporte para aplicativos em novembro, com base no trabalho de ambas as empresas.
Os novos aplicativos serão particularmente poderosos quando integrados ao Claude Cowork, uma ferramenta de agente para todos os fins lançada pela Anthropic na semana passada. Construído em cima do Claude Code, o Cowork permite que os usuários atribuam tarefas de vários estágios que se baseiam em conjuntos de dados grandes e abertos – tarefas que anteriormente exigiam comandos de terminal. Combinado com o novo recurso de aplicativos, o Cowork pode ter acesso a arquivos em nuvem ou projetos de trabalho em andamento. Por exemplo, o Cowork pode atualizar um gráfico de marketing no Figma ou usar novos dados da instância Box da empresa.
Os aplicativos não estão disponíveis no Cowork no lançamento, mas Anthropic disse que a integração será “em breve”.
Os sistemas agenciais podem ser imprevisíveis, e a própria documentação de segurança da Anthropic para o Cowork incentiva os usuários a monitorar o agente de perto e não conceder permissões desnecessárias.
“Seja cauteloso sobre a concessão de acesso a informações confidenciais, como documentos financeiros, credenciais ou registros pessoais”, recomenda a empresa. “Considere a criação de uma pasta de trabalho dedicada para Claude, em vez de conceder acesso amplo.”
FONTE: TECHCRUNCH


