Um estudo publicado por três pesquisadores da Universidade do Texas em San Antonio comprova que os sistemas de bloqueio da clonagem de vozes continuam vulneráveis e podem ser contornados. Para isso, eles desenvolveram uma nova ferramenta chamada “VocalBridge”, que consegue contornar as barreiras de segurança comuns contra ataques de clonagem de voz, o que coloca em xeque o futuro da autenticação por voz em transações financeiras.
A tecnologia contorna as perturbações de áudio deliberadamente implementadas. Essas supostas perturbações são projetadas para confundir ferramentas de clonagem por IA, permitindo que os humanos ainda entendam a voz. O VocalBridge, no entanto, filtra precisamente essa proteção. Nos testes, a ferramenta restaurou a voz original com tanta clareza que enganou os sistemas de autenticação em 23% a 45% dos casos. Os pesquisadores Maryam Abbasihafshejani, AHM Nazmus Sakib e Murtuza Jadliwala conseguiram contornar cinco sistemas de proteção comerciais diferentes.
Pesquisadores derrubam segurança de autenticação por voz
A segurança de muitos sistemas de identificação de voz depende justamente dessa técnica de interferência. O VocalBridge agora a torna ineficaz. A ferramenta utiliza uma estrutura de “Purificação por Ponte de Difusão Latente” . Ela foi treinada para distinguir entre voz genuína e ruído. Em seguida, remove a interferência e fornece um modelo de voz clonável.
Segundo testes, os sistemas de identificação por voz podem ser enganados em até 45% dos casos — uma descoberta alarmante para bancos e provedores de telecomunicações.
FONTE: CISO ADVISOR / VOCAL BRIDGE


