A Nvidia fechou um acordo de licenciamento não exclusivo com o concorrente de chips de IA Groq. Como parte do acordo, a Nvidia contratará o fundador da Groq, Jonathan Ross, o presidente Sunny Madra e outros funcionários.
A CNBC informou que a Nvidia está adquirindo ativos da Groq por US $ 20 bilhões; A Nvidia disse ao TechCrunch que esta não é uma aquisição da empresa e não comentou sobre o escopo do acordo. Mas se os números da CNBC forem precisos, espera-se que essa compra seja a maior da Nvidia de todos os tempos, e com o Groq ao seu lado, a Nvidia está prestes a se tornar ainda mais dominante na fabricação de chips.
À medida que as empresas de tecnologia competem para aumentar suas capacidades de IA, elas precisam de poder de computação, e as GPUs da Nvidia emergiram como o padrão da indústria. Mas o Groq tem trabalhado em um tipo diferente de chip chamado LPU (unidade de processamento de idioma), que alegou que pode executar LLMs 10 vezes mais rápido e usando um décimo da energia. O CEO da Groq, Jonathan Ross, é conhecido por esse tipo de inovação – quando trabalhou para o Google, ajudou a inventar o TPU (unidade de processamento de tensores), um chip de acelerador de IA personalizado.
Em setembro, o Groq levantou US $ 750 milhões em uma avaliação de US $ 6,9 bilhões. Seu crescimento tem sido rápido e significativo – a empresa disse que alimenta os aplicativos de IA de mais de 2 milhões de desenvolvedores, contra cerca de 356.000 no ano passado.
fonte: TECHCRUNCH


