
A Meta anunciou em um post na quinta-feira que agora está aceitando inscrições para seu programa Community Notes no Facebook, Instagram e Threads. O anúncio segue a Meta News no mês passado de que vai encerrar seu programa de verificação de fatos de terceiros e, em vez disso, está se movendo para um modelo de Notas da Comunidade semelhante ao do X.
Em sua postagem no blog, a Meta explica que as Notas da Comunidade serão uma maneira de os usuários de suas plataformas decidirem quando as postagens são enganosas e permitir que eles adicionem mais contexto às postagens.
A partir de hoje, as pessoas podem se inscrever para estar entre os primeiros contribuintes para o programa. Para se inscrever, os usuários devem estar baseados nos Estados Unidos e ter mais de 18 anos de idade. Além disso, os usuários devem ter uma conta com mais de seis meses de idade e em boa posição, juntamente com um número de telefone verificado ou inscrição na autenticação de dois fatores.
Meta diz que os colaboradores poderão escrever e enviar uma Nota da Comunidade para postagens que eles acham enganosa ou confusa. Assim como no X, as Notas podem incluir coisas como informações de fundo, uma dica ou outros detalhes que os usuários podem achar úteis.
As notas terão um limite de 500 caracteres e são obrigadas a incluir um link.
“Para que uma Nota da Comunidade seja publicada em um post, os usuários que normalmente discordam, com base em como eles classificaram Notas no passado, terão que concordar que uma Nota é útil”, explica Meta. “Notas não serão adicionadas ao conteúdo quando não houver acordo ou quando as pessoas concordarem que uma nota não é útil.”
Meta diz que as Notas Comunitárias serão escritas e classificadas pelos colaboradores, não pela própria gigante de tecnologia. Todas as notas devem aderir às normas da comunidade Meta.
“Pretendemos ser transparentes sobre como diferentes pontos de vista informam as Notas exibidas em nossos aplicativos e estamos trabalhando na maneira certa de compartilhar essas informações”, diz Meta.
A empresa planeja introduzir o Community Notes nos Estados Unidos nos próximos meses. O Meta não compartilhou quando planeja levar o recurso para outros países.
A decisão da Meta de abandonar a verificação de fatos para as Notas Comunitárias foi vista como a empresa se reposicionando para a presidência de Trump, pois adota uma abordagem que é a favor do discurso irrestrito on-line. Quando a Meta anunciou a mudança, Mark Zuckerberg disse em um vídeo que os verificadores de fatos eram “muito politicamente tendenciosos” e destruíram “mais confiança do que criaram”.
fonte: www.techcrunch.com
