
O projeto Lab XR (Laboratório de Cinema & Inovação em Realidades Estendidas) foi selecionado no edital Sala de Arte, financiado pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura). A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba (Secult PB) e a Secretaria de Educação da Paraíba (SEE PB). A oficina de Produção Audiovisual em Realidades Estendidas (XR) será realizada durante cinco meses na Escola Cidadã Integral Padre Ibiapina, localizada no bairro de Mandacaru, em João Pessoa.
O projeto
Com início em março, a oficina contará com aulas semanais e reuniões de planejamento integradas à área de linguagens da escola. A gestão da ECI Padre Ibiapina, liderada por Guybson Rufino, Túlio Renildo e pela coordenadora Renata da Conceição, tem apoiado integralmente a implementação do projeto, que busca proporcionar aos estudantes uma experiência imersiva e inovadora na criação audiovisual.
A oficina integra um conjunto de três iniciativas contempladas para a escola: Ritmos Populares do Nordeste, ministrada pela professora Wênia Xavier; Designer Gráfico, conduzida pela professora Maria Júlia; e Produção Audiovisual em Realidades Estendidas (XR), sob a responsabilidade da professora Priscilla Durand.
Objetivo
O edital Sala de Arte tem como objetivo fortalecer o acesso à cultura e às artes, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades criativas e técnicas. Ao final do programa, serão entregues produtos audiovisuais e certificados de participação.
Na reunião inicial de planejamento foi destacada a relevância das oficinas para o cenário educacional com grande expectativa em relação à qualidade dos produtos finais. A oficina de Produção Audiovisual em XR pretende capacitar os estudantes na criação de curtas-metragens imersivos, unindo teoria e prática em um ambiente inovador e colaborativo.
