O ano de 2026 começou com muitas novidades na Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e uma delas é o Kick Off presencial, iniciativa estratégica para que coordenadores de projetos conheçam a equipe técnica da Fundação e, principalmente, para que o Plano de Trabalho saia do papel e ganhe “vida”.
De acordo com a analista de projetos, Laura Lucena, os Kick Offs promovem uma gestão mais humanizada e um melhor alinhamento entre as equipes envolvidas.

“Trazer os coordenadores para conhecer a Funetec é abrir as portas da nossa casa para mostrar de forma integrada e colaborativa nossa equipe e como atuamos na gestão dos projetos e iniciativa apoiadas. O encontro é uma excelente oportunidade para alinharmos as expectativas, metas e objetivos junto à equipe técnica, para que possamos conduzir a execução do projeto com a atenção, eficiência e transparência que cada iniciativa merece”, destacou Laura Lucena.

O primeiro Kick Off presencial foi realizado com os coordenadores do projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), denominado “Animais Comunitários”, que tem o objetivo de promover o controle populacional, adequação ambiental e monitoramento de animais em situação de abandono na UFPB.
A coordenadora e professora da UFPB, Regina Pereira, avalia como positiva a ação da Funetec em receber parte da equipe que vai trabalhar diretamente no projeto para conhecer presencialmente a sede da Fundação e como cada setor pode auxiliar na execução.
“Esse é o ponto de partida de um projeto que traz consigo uma causa muito importante, que é a saúde e controle populacional dos gatos que estão na UFPB. E ter a Funetec como gestora dos nossos recursos é algo que nos traz segurança. Conhecer de perto a Fundação e sua equipe técnica foi um momento de muito aprendizado”, comentou Regina Pereira.
Ao total, mais de 15 encontros entre presenciais e remotos já foram realizados pelos analistas de projetos desde o início do ano com coordenadores, professores e servidores técnico administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Instituto Federal de Sergipe (IFS) e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP/PB).
Sobre o Projeto
A iniciativa deve atuar na causa animal, realizando o controle populacional dos animais dentro do campus da UFPB, promovendo o manejo adequado, a alimentação de animais em situação de abandono e integrando o conceito de saúde única, que envolve meio ambiente, seres humanos e animais, com respeito, dignidade e ética. A proposta também busca reduzir a população desses animais, contribuindo para o enfrentamento do abandono nas dependências da universidade.
FONTE: FUNETEC
