O Onero usa um modelo OmniSense vision-action (VLA) que permite que o robô aprenda e se adapte, combinando percepção visual, consciência de profundidade e feedback tátil para entender a posição, a forma e os estados de interação de um objeto.
Isso deve permitir que ele execute as tarefas domésticas mostradas no vídeo de demonstração. No entanto, como qualquer um que tenha seguido as aventuras de robôs humanóides no ano passado saberá, as demonstrações de vídeo são muito diferentes da coisa real. Eu vou ter algum tempo individual com o Onero no show floor esta semana e vou reportar de volta.
O SwitchBot diz que o Onero foi “desenvolvido como o próximo passo na jornada do SwitchBot de dispositivos especializados para sistemas multitarefa”. Isso fala de uma tensão central na robótica doméstica. Queremos bots de propósito único que façam uma coisa bem, como os aspiradores de robô? Ou queremos robôs generalistas que possam se adaptar a uma variedade de tarefas? Muitas tarefas domésticas permanecem difíceis ou impraticáveis de automatizar sem mudar fundamentalmente nossas casas. É um dilema interessante, e espero ver soluções inovadoras para a CES este ano.
No curto prazo, algo no meio parece mais realista para a maioria das casas. Um robô mais inteligente que pode orquestrar os dispositivos em nossas casas, não necessariamente completar as tarefas em si – um assistente doméstico inteligente incorporado. O SwitchBot diz que o Onero foi projetado para trabalhar com seu ecossistema existente de robôs específicos de tarefas, que incluem aspiradores de robô, purificadores de ar e umidificadores, e a orquestração de dispositivos conectados é a premissa por trás do agente de IA da Samsung Ballie e da LG.
Nenhum desses bots teria muita sorte na minha casa, pois tenho escadas, e todos eles usam rodas. No entanto, o SwitchBot tem uma vantagem sobre os bots da Ballie e da LG – a empresa diz que o Onero H1 e seus braços robóticos A1 estarão disponíveis em breve para pré-venda no site do SwitchBot. No entanto, nenhum preço foi anunciado.
FONTE: THE VERGE
