A Caterpillar está mergulhando mais fundo na incorporação de IA e automação em sua frota de máquinas de construção através de uma parceria com a gigante de semicondutores Nvidia.
A gigante de equipamentos de construção está pilotando um sistema de assistência de IA em sua mini escavadeira Cat 306 CR de tamanho médio. Apelidado de “Cat AI Assistant”, o sistema foi construído usando a plataforma física de IA Jetson Thor da Nvidia, e está sendo apresentado na CES na quarta-feira.
Brandon Hootman, vice-presidente de dados e IA da Caterpillar, disse que o Cat AI Assistant foi construído em uma frota de agentes de IA e pode ajudar a responder às perguntas de um operador de máquina, permitir que eles acessem recursos, ofereçam dicas de segurança e programem serviços.
Um dos maiores benefícios de trazer essa tecnologia para essas máquinas são os dados que esses sistemas coletam e enviam de volta.
“Nossos clientes não vivem na frente de um laptop dia após dia; eles vivem na sujeira”, disse Hootman. “A capacidade de obter os insights e tomar a ação de que eles precisam enquanto estão fazendo o trabalho é muito importante para eles.”
A Caterpillar também está pilotando gêmeos digitais de canteiros de obras usando a biblioteca Omniverse da Nvidia de recursos de simulação para testar cenários de agendamento e calcular melhor quanto material de construção um projeto precisará. Hootman disse que as máquinas da Caterpillar enviam cerca de 2.000 mensagens de volta para a empresa a cada segundo. Esses dados irão ajudá-los a construir essas simulações.
A empresa já tem veículos totalmente autônomos no setor de mineração, e Hootman disse que esses programas-piloto são um ótimo próximo passo, já que a empresa procura trazer mais automação para seu portfólio.
“A razão pela qual começamos aqui foi um verdadeiro desafio de nossos clientes hoje que precisava ser abordado, e também algo que tivemos algum impulso real e sentimos que poderíamos trazer para o mercado muito rapidamente”, disse Hootman. “O que também gostamos é que forneceu uma espécie de base tecnológica para construirmos.”
Trabalhar com empresas como a Caterpillar – uma marca legada que muitas vezes não se entrelaça com a indústria de tecnologia – parece se encaixar na estratégia física de IA da Nvidia.
Bill Dally, cientista-chefe da Nvidia, disse ao TechCrunch em 2025 que a fabricante de chips considera a IA física a ser a próxima fronteira para a empresa e suas poderosas GPUs.
Durante sua palestra na CES na segunda-feira, a Nvidia estabeleceu planos para seu ecossistema completo de IA física, que inclui modelos de IA abertos, como a família de modelos Cosmos da empresa, ferramentas de simulação e kits de desenvolvimento.
Enquanto alguns podem pensar que a IA física é apenas para empresas de robótica, Deepu Talla, vice-presidente de robótica e IA de borda da Nvidia, disse ao TechCrunch que a empresa adota uma definição muito mais ampla, já que todos estão construindo robótica hoje.
“A IA física é a próxima onda de IA”, disse Talla. “A Nvidia é pioneira em que, com computadores que treinam os modelos, que fazem a simulação para testar os modelos e implantar os modelos nos robôs, seja um carro autônomo ou uma máquina da Caterpillar.”
FONTE: TECHCRUNCH


