
Os funcionários da Microsoft não podem usar o DeepSeek devido a preocupações de segurança e propaganda de dados, disse o vice-presidente e presidente da Microsoft, Brad Smith, em uma audiência no Senado hoje.
“Na Microsoft, não permitimos que nossos funcionários usem o aplicativo DeepSeek”, disse Smith, referindo-se ao serviço de aplicativos da DeepSeek (que está disponível no desktop e no celular).
Smith disse que a Microsoft também não colocou o DeepSeek em sua loja de aplicativos sobre essas preocupações.
Embora muitas organizações e até mesmo países tenham imposto restrições ao DeepSeek, esta é a primeira vez que a Microsoft se torna pública sobre tal proibição.
Smith disse que a restrição decorre do risco de que os dados sejam armazenados na China e que as respostas do DeepSeek possam ser influenciadas pela “propaganda chinesa”.
A política de privacidade da DeepSeek afirma que armazena dados de usuários em servidores chineses. Esses dados estão sujeitos à lei chinesa, que exige cooperação com as agências de inteligência do país. O DeepSeek também censura fortemente tópicos considerados sensíveis pelo governo chinês.
Apesar dos comentários críticos de Smith sobre o DeepSeek, a Microsoft ofereceu o modelo R1 da DeepSeek em seu serviço de nuvem Azure logo após se tornar viral no início deste ano.
Mas isso é um pouco diferente de oferecer o aplicativo chatbot do DeepSeek. Como o DeepSeek é de código aberto, qualquer pessoa pode baixar o modelo, armazená-lo em seus próprios servidores e oferecê-lo a seus clientes sem enviar os dados de volta para a China.
Isso, no entanto, não remove outros riscos, como o modelo espalhando propaganda ou gerando código inseguro.
Durante a audiência no Senado, Smith disse que a Microsoft conseguiu entrar no modelo de IA da DeepSeek e “mudar” para remover “efeitos colaterais prejudiciais”. A Microsoft não deu detalhes sobre exatamente o que fez com o modelo de DeepSeek.
Em seu lançamento inicial do DeepSeek no Azure, a Microsoft escreveu que o DeepSeek passou por “rigorigas avaliações de articulação e segurança” antes de ser colocado no Azure.
Embora não possamos deixar de apontar que o aplicativo do DeepSeek também é um concorrente direto do aplicativo de bate-papo de pesquisa Copilot da Microsoft, a Microsoft não proíbe todos esses concorrentes de bate-papo de sua loja de aplicativos Windows.
Perplexity está disponível na loja de aplicativos do Windows, por exemplo. Embora quaisquer aplicativos do arquirrival da Microsoft, o Google (incluindo o navegador Chrome e o chatbot do Google, Gemini), não surgiram em nossa pesquisa na loja virtual.
FONTE: techcrunch
