
A Epic Games está dando uma volta vitoriosa. Após conquistar uma grande vitória contra a Apple em uma disputa judicial que durou anos, a Epic anunciou que sua Epic Games Store permitirá que desenvolvedores abram lojas virtuais , que podem oferecer aos jogadores compras fora do aplicativo para contornar as taxas da Apple e do Google.
A Epic vem travando uma longa batalha judicial com a Apple por causa das taxas da App Store para iOS, que desconta 30% dos ganhos dos desenvolvedores. Um juiz havia decidido em 2021 que a Apple não poderia impedir os desenvolvedores de direcionar os clientes a comprar produtos digitais fora do ecossistema da Apple. Mas na quarta-feira à noite, a juíza Yvonne Gonzalez Rogers escreveu em um documento controverso que a Apple estava violando intencionalmente sua decisão de 2021.
Agora, a Epic está trazendo seu principal jogo, Fortnite, de volta à App Store do iOS, onde incentivará os usuários a comprar os produtos digitais do Fortnite diretamente pela Epic, já que eles terão um preço melhor.
Com o novo recurso de lojas virtuais da Epic Games Store, outros desenvolvedores poderão seguir o exemplo com mais facilidade.
Normalmente, a Epic fica com 12% dos lucros de um desenvolvedor na Epic Games Store, o que ainda é um acordo melhor do que o que os desenvolvedores recebem da Apple. Mas, a partir de junho, a Epic Games não receberá comissão do primeiro US$ 1 milhão que cada jogo arrecada anualmente. A Epic só começará a receber comissão depois que um jogo ultrapassar US$ 1 milhão em receita.
“Com novas decisões legais em vigor, os desenvolvedores poderão enviar jogadores de jogos para fazer compras digitais em lojas virtuais em qualquer plataforma que permita isso, incluindo iOS na União Europeia e nos Estados Unidos”, disse a Epic.
fonte: TechCrunch
