Um aplicativo móvel chamado Dead or Alive (tradução literal: Você esta morto?) se tornou viral na plataforma de mídia social chinesa Weibo, chamando a atenção generalizada por seu foco na segurança para as pessoas que vivem sozinhas.
Desenvolvido por três programadores nascidos após 1995 em menos de um mês a um custo de pouco mais de 1.000 yuans (US $ 140), o aplicativo foi projetado para monitorar o bem-estar dos usuários. Se um usuário não fizer o check-in por dois dias consecutivos, o sistema envia automaticamente um alerta de e-mail para um contato de emergência designado.Um novo aplicativo sombrio tomou a China de assalto.
A pergunta é simples: Você Está Morto? Você precisa fazer o check-in com ele a cada dois dias – clicando em um botão grande – para confirmar que você está vivo. Se não, ele entrará em contato com seu contato de emergência nomeado e informá-los que você pode estar em apuros.
Foi lançado em maio do ano passado para não muito alarde, mas a atenção em torno dele explodiu nas últimas semanas com muitos jovens, que vivem sozinhos em cidades chinesas, baixando-o em massa.
Isso o impulsionou para se tornar o aplicativo pago mais baixado do país.
De acordo com instituições de pesquisa, pode haver até 200 milhões de famílias unipessoais na China até 2030, informa o meio de comunicação estatal chinês Global Times.
E são essas pessoas que o aplicativo – que se descreve como um “companheiro de empresa de segurança … se você é um trabalhador de escritório solo, um estudante que vive longe de casa, ou qualquer um que escolhe um estilo de vida solitário” – está tentando atingir.
“As pessoas que vivem sozinhas em qualquer fase de sua vida precisam de algo assim, assim como os introvertidos, aqueles com depressão, desempregados e outros em situações vulneráveis”, disse um usuário nas redes sociais chinesas.
“Há um medo de que as pessoas que vivem sozinhas possam morrer despercebidas, sem ninguém para pedir ajuda. Às vezes me pergunto, se eu morresse sozinho, quem iria recolher o meu corpo?” disse outro.

Wilson Hou, de 38 anos, que mora a cerca de 100 km (62 milhas) de sua família, diz que é exatamente por isso que ele baixou o aplicativo.
Trabalha na capital Pequim. Ele volta para casa para sua esposa e filho duas vezes por semana, mas diz que ele tem que estar longe deles no momento para trabalhar em um projeto e ele dorme principalmente no local.
“Eu me preocupo que, se algo acontecesse comigo, eu poderia morrer sozinho no lugar que eu alugo e ninguém saberia”, disse ele. “É por isso que baixei o aplicativo e defini minha mãe como meu contato de emergência.”
Ele também acrescentou que baixou o aplicativo rapidamente após o lançamento, temendo que ele fosse banido por causa das conotações negativas em torno dele.
Alguns foram rápidos em criticar o nome menos do que alegre do aplicativo – dizendo que se inscrever para ele pode trazer má sorte.
Outros pediram que fosse mudado para algo com um giro mais positivo, como “Você está bem?” ou “Como você está?”.
E embora o sucesso deste aplicativo deva ser, em parte, por causa de seu nome cativante, a empresa por trás do aplicativo, Moonscape Technologies, disse que está levando em conta as críticas ao título atual e avaliando uma potencial mudança de nome.

O aplicativo, que está listado internacionalmente sob o nome Demumu, está entre os dois primeiros nos EUA, Cingapura e Hong Kong, e o top quatro na Austrália e na Espanha por aplicativos de utilidade paga – possivelmente impulsionados por usuários chineses que vivem no exterior.
O nome atual é um jogo de palavras em um aplicativo de entrega de comida bem-sucedido chamado “Você está com fome?”. Em chinês, “Si-le-ma” soa como o nome do aplicativo de comida “E-le-ma”.
Lançado pela primeira vez como um aplicativo gratuito, o aplicativo agora entrou na categoria paga – embora ao baixo preço de 8 yuans (US $ 1,15; £ 0,85).
Pouco se sabe sobre os fundadores da Are You Dead?, mas eles dizem que são três pessoas que nasceram depois de 1995 que construíram o aplicativo de Zhengzhou em Henan com uma pequena equipe.
Certamente cresceu em valor agora. Um desses homens, que atende pelo nome de Guo, disse à mídia chinesa que pretendia arrecadar dinheiro vendendo 10% da empresa por um milhão de yuans. Isso é muito mais do que os 1.000 yuans (US $ 140) que eles dizem que custou para construir o aplicativo.
E eles também estão procurando aumentar seu público-alvo – dizendo que estão explorando a ideia de um novo produto projetado especificamente para idosos em um país onde mais de um quinto de sua população tem mais de 60 anos.
Em uma indicação de que estava olhando seriamente para essa opção, postou no fim de semana, “nós gostaríamos de chamar mais pessoas para prestar atenção aos idosos que estão vivendo em casa, para dar-lhes mais cuidado e compreensão. Eles têm sonhos, se esforçam para viver e merecem ser vistos, respeitados e protegidos.
A empresa não respondeu a perguntas da BBC.
fonte: BBC


