A Prosas, em parceria com a Associação Sociocultural Seu Vizinho, lançou o 2º Edital Acredita Favela, voltado para projetos culturais inéditos criados por moradores das favelas de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. P
As inscrições vão de 17 de outubro a 17 de novembro de 2025, segundo o regulamento do edital. Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos, domiciliadas em BH ou em municípios vizinhos, desde que comprovem sua atuação cultural por meio de currículo e material de portfólio ou clipping.
O programa não apenas concede financiamento — há um suporte técnico por meio de mentorias para ajudar no desenvolvimento dos projetos. O valor total disponível no edital é de R$ 35 mil, com cada proposta podendo receber até R$ 5 mil.
Os projetos devem ser realizados em bairros periféricos de Belo Horizonte ou na Região Metropolitana, e avaliarão a originalidade da proposta, a viabilidade financeira, o cronograma proposto, a rede de trabalho comunitário e a relevância social para a favela.
De acordo com os organizadores, a iniciativa é mais do que uma chamada pública: trata-se de um programa de aceleração cultural para fortalecer o protagonismo dos moradores de favelas por meio da cultura.
Para inscrições ou mais esclarecimentos, os interessados podem acessar a plataforma Prosas, pelo próprio edital, ou entrar em contato via e-mail ([email protected]) ou WhatsApp no número (31) 9 8399-9898.


